Esse é minha primeira resenha! Em Outubro desse ano fará três meses que comecei a aprender sobre educação financeira. Para tal adotei algumas medidas, como assinar e assistir vídeos sobre gestão financeira pessoal, economizar mensalmente um valor, gastar menos do que se ganha,anotar todas as despesas mensais, no caso, baixei um aplicativo chamado Mobills, perfeito para isso, e adotar um livro sobre esse assunto por mês. O primeiro livro que li é do autor Gustavo Cerasi, Dinheiro: Os segredos de quem tem.
Esse livro pode ser considerado o beabá para quem está interessado em ingressar nesse mundo, ou decidiu começar a cuidar das finanças pessoais com mais entusiasmo. Antes de mais nada ele aborda sobre o que é felicidade para você e acima de tudo a questão do compromisso com as metas pessoais que temos em nossas vidas. Que alcança-las não depende de mais ninguém, a não ser você mesmo e sua capacidade de manter-se focado ao longo da trajetória.
Em seguida nos mostra a importância de fazer planos e de colocarmos no papel(de verdade), estipular metas de curto, médio e longo prazo. Assim como nos ensina a saber quanto precisará para alcançar cada uma dessas metas e consequentemente quanto se fará necessário investir mensalmente. Uma das visões que você leitor desse livro pode aprender é justamente essa: a diferença entre poupar e investir.
Outro item bastante interessante é o tema abordado sobre como gastar menos do que se ganha, geralmente é aquela frase: Sobra mês e falta dinheiro. Acredito que nesse caso, pelo menos uma vez já tenha acontecido com você. Ainda mais em tempos de crise onde a inflação bate a nossa porta e entra sem pedir licença.
Uma opinião negativa sobre o livro? Para mim não há, mas acredito que pessoas com maior conhecimento dessa temática acharão as informações repetitivas. Mas ele é um excelente livro para quem começou agora, fora que ele apresenta de forma simples e detalhadas os investimentos existentes no mercado. Cabendo ao leitor ir atrás daqueles que mais lhe interessar e for atrativo ao seu momento de vida. Ele também deixa claro que investimentos oferecidos pelo nossos bancos não são bacanas, na realidade, nada bacanas. Aí você me pergunta: Então qual o melhor e aonde investir? E eu te respondo: Leia o livro, você vai descobrir.
Lembrando apenas que a informação e educação financeira é muito importante a todos nós, um cidadão que possui consciência e atitude positiva quando aos seus gastos, que fogue de financiamentos e que investi, mas também desfruta das felicidades da vida é uma pessoa consequentemente mais feliz e que ajuda seu país aos poucos ser mais consciente financeiramente.
Excelente leitura à todos!
Natália Carrieri