top of page

Resenha: O livro das Virtudes para crianças


RESENHA LIVRO DAS VIRTUDES PARA CRIANÇAS

Oi queridos leitores!!

Estou super feliz em fazer uma resenha desse livro. Tenho verdadeiro carinho por ele. Tanto que de todos os meus livros, ele é o único que está encapado. Não que os outros não mereçam, mas... sabem como é...é meu xôdozinho. Esse livro chegou até mim através das mãos delicadas e bondosas da minha amada Tia Mônica, uma excelente revisora e querida Tia.

Eu o ganhei se não me engano quando estava por volta dos 10 ou 11, realmente não me lembro, mas acredito que foi por ai. Com desenhos maravilhosos e textos com morais deliciosos de serem lidos, não é apenas um livro para as crianças.

Então vamos à resenha?

Essa resenha será um pouco diferente das que vocês estão habituados. Esse livro possui 31 histórias, dentre as quais são separadas por categorias como: Coragem e Perseverança, Responsabilidade, Trabalho e Disciplina – Compaixão e Fé – Honestidade, Lealdade e Amizade.

Entre histórias e poesias, todas essas virtudes são abordadas nesse livro, de forma encantadora. Esse é o verdadeiro livro para ler para uma criança antes de dormir, igual nos filmes americanos, às ilustrações são outra coisa à parte. Para mim, a história “A cinderela Indígena” tem uma das melhores ilustrações.

Mas é muito difícil escolher uma entre tantas outras maravilhosas no decorrer das páginas. Acredito verdadeiramente que esse livro infantil não deveria ser lido somente às crianças, mas todas as lições tiradas dele cabem perfeitamente em nossas vidas de adultos. Portanto para mim é um livro infantil que vai dos 05 aos 90.

Para vocês terem uma ideia, vou colocar a primeira poesia do livro na categoria Coragem e Perseverança:

“Tente Mais uma Vez

Eis aqui o bom conselho a se seguir:

Tente mais uma vez;

Se no início algo é difícil conseguir,

Tente mais uma vez,

E verá sua coragem aparecer.

Nunca trema, não há nada que temer,

Persevere e verá que vai vencer;

Tente mais uma vez.

(tradução de Cláudia Roquette – Pinto)

Agora imagine na gravura aquela professora parecida com o do rei Babar, mas com cabelos castanhos e óculos redondos, ensinando de forma amorosa seu aluno a tentar mais uma vez até que ele consegue acertar a conta 3+6 na lousa. Para mim é de derreter o coração.

E você? Já leu esse livro? Deixe sua opinião aqui nos comentários e qual outros livros infantis você indicaria?

Beijos carinhosos

Natália Carrieri

bottom of page