Sinópse:
Em que constelação permaneceria Alcíone,a alma de sua alma, vida de sua vida?
A doce Alcíone pede para voltar à Terra e acompanhar o grande amor de seu passado, Carlos, numa nova existência de provas, sacrifícios e reparações. Em um exemplo de profunda dedicação ao próximo, ela demonstra toda sua lealdade ao ajudar de perto aquele por quem havia intercedido no plano espiritual.
Nesse romance histórico envolvente, o espírito Emmanuel nos transporta para a frívola Paris do século XVII, repleta de sentimentos violentes e ilusões materias que se confrontam com as eternas verdades da alma. Por meio da psicografia de Francisco Cândido Xavier, parceiro do autor espiritual, também conhecemos mais uma das encarnações de Emmanuel, desta vez como padre Damiano, vigário da igreja de São Vicente, em Ávila, na Espanha, e contemporâneio do casal protagonista.
Editora: FEB
Oi queridos leitores! Hoje temos a resenha do livro Renúncia do amoroso Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel. Este livro ganhei da minha sogrita, ela sabe que eu adoro ler e me presenteou com ele, dentro há uma pintura de flores azuis, muito lindo e muito carinhoso. Gosto de romances espíritas, mas como já havia lido alguns de outros autores, estava ficando um pouco cansada, visto que no final tudo se resolve e tudo o que acontece geralmente era devido a um trabalho de macumba.
Não que trabalhos não existam e não que as pessoas ao final de suas vidas não possam ter suas questões resolvidas. Mas sabemos que a vida é muito mais complexa que finais felizes. E até chegar a esses finais, vários obstáculos encontram-se em nossas caminhadas para que possamos sempre nos levantar, até mesmo quando a queda possa parecer não ter fim.
Bom, vamos à resenha?
Alcíone é a personagem principal, iniciando assim a história com Pólux, o mesmo sabe que seu retorno a Terra está próximo, faz uma prece ao alto para que se houver a possibilidade, tenha sua última conversa com a pessoa amada. Atendendo suas súplicas sinceras Alcíone se faz presente e os dois discorrem a última conversar antes do seu regresso, para que ele possa mais uma vez, regastar os erros cometidos em outras encarnações.
Sendo Alcíone um espírito evoluído e que ama profundamente e mais que isso, verdadeiramente Pólux, solicita a autoridades superiores do plano espiritual a possibilidade de regresso a Terra para acompanha-lo e ajudar durante sua trajetória. Mesmo sendo advertida que ela não precisaria fazer isso e que poderia com essa atitude adquirir novos débitos, a mesma não se importa, visto que o que a motiva é a possibilidade em ajudar de perto ao seu companheiro. Entendendo as sinceras solicitações de Alcíone, o regresso é cedido, então.
Á partir daí é possível ver o começo da história, antes do nascimento de Alcíone e Pólux. O cenário é Paris, 1662. Susana, na faixa dos 20 anos e Cirilo, já então com 25, cresceram juntos, com suas famílias interessadas que houvesse um matrimônio entre os dois. Susana nunca se opôs a tal possibilidade, assim como nutrirá desde aquela idade a ideia de ser eternamente feliz com Cirilo.
Com as tradicionais festas parisienses Susana apresenta a Cirilo, sua amiga, Madalena Vilamil, no qual Cirilo verdadeiramente sente o amor e tem desejos de se casar. Para Susana isso é a ruína de seus sonhos de garota, fazendo com que assim seu coração enche-se de ciúmes e a partir daí ela dá início a possibilidade de afastar o jovem casal, para que assim ela possa estar ao lado do homem que ela ama.
No entanto Madalena Vilamil também já estava prometida ao primo Antero de Oviedo Vilamil, sendo Susana a contar com grande felicidade essa parte da história, visto que dessa forma ficaria mais difícil o possível casamento cujo qual Cirilo estava pensando propor a família da moça. No entanto com alguns pequenos percalços, os dois conseguiram se casar. Contudo esse era somente o começo de uma série de encontros e desencontros desses dois personagens que haviam acabado de se casarem.
Susana e Antero ao longo do romance sempre estiverem perto conspirando para que conseguissem seus propósitos individuais, ou seja, acabar com o casamento de Cirilo e Madalena e terem os mesmos cada um para si.
Vamos agora as minhas considerações. Esse é sinceramente é um livro que merece ser lido. Esse é apenas o começo da história da Alcíone, sendo que nessa breve resenha ela, nessa parte do começo, nem era nascida. O que encanta é toda a trama das histórias vividas por todos os personagens (se parar para pensar que tudo é real e que sim, existem pessoas capazes das artimanhas descritas no livro) é de dar aquela arrepiada nos pelinhos dos braços! Mas honestamente não vou contar o legal mesmo é ler.
Outro ponto forte desse romance é que nada tem a ver com trabalho ou a famosa macumba, tudo o que acontece, ou deixa de acontecer na vida deles é por causa das ações deles mesmos. Ou seja, mais uma vez um livro do Chico nos ensinando de forma real que nossa vida é as consequências de nossas ações e que sempre iremos responder pelos nossos atos. Independente do tempo que levar.
O final, claro não vou contar é muito lindo, é um final verdadeiro, pelo menos em minha opinião. Não é aquele final de faz de contas onde todos vivem felizes para sempre, chega a ser triste, mas é a vida e as consequências das escolhas de cada personagem ao longo de suas vidas!
Enfim é isso. E você, já leu esse livrou ou algum outro espírita? Se já leu esse, deixe sua opinião abaixo sobre o que achou e se nãoleu, leia, garanto que você não irá se arrepender!
Beijos carinhos,
Natália Carrieri