Sinópse: Nesta obra, Marcel Benedeti aborda informações surpreendentes sobre a alma dos animais, a evolução do Homem passando pelo reino animal, a inteligência, a sensibilidade e a mediunidade desses seres especiais. Com o objetivo de desfazer dúvidas, Os Animais Conforme o Espiritismo mostra uma série de argumentos encontrados nas principais obras de Allan Kardec, todos acompanhados de um comentário explicativo, elucidando o tema de maneira simples e objetiva.
Oi queridos leitores!
O livro de hoje, mais uma vez ganhei da minha sogrita, ou seja, ela me conhece muito bem!
Vamos à resenha?
O livro todo é escrito com as perguntas do evangelho segundo o espiritismo e abaixo dessas perguntas seguem os comentários dele, sobre as perguntas respondidas pelos amigos espirituais. São perguntas que se referem aos animais de forma direta ou indireta. Em um primeiro momento é capaz de se entender sobre a progressão da alma animal. Em uma das primeiras perguntas sobre a possibilidade da alma de um animal vi a virar um ser humano ou alguma espécie mais evoluída, diz-se que sim, que é possível, após sucessivas encarnações em condição animal.
Já no segundo tópico do livro aborda-se o tema sobre a inteligência animal, discorrendo a possibilidade de que animais não tomam atitudes somente por instinto. Outro ponto abordado sobre o instinto é que conforme vamos evoluindo intelectualmente o instinto em contrapartida vai diminuindo. O que segue com a resposta fornecida pelo livro dos espíritas é que não, o instinto sempre existirá independente do nosso grau de inteligência. Sendo que muitas vezes nos conduz a situações mais assertivas que a razão.
Outro tema abordado é sobre, comer ou não comer carne, explicando-se que quando um ser mata outro ser para alimento próprio, não está matando a alma, mas o corpo. Contudo conforme o ser humano vai evoluindo moralmente o mesmo se vê como parte integrante da natureza, não se vendo nem acima nem abaixo, mas como um todo, fazendo com que assim seu respeito e necessidade de matar aquilo que faz parte dele e é ele, não seja mais necessária. Ao final do livro existem 3 histórias, todas ligadas ao tema principal do livro, os animais.
Minha opinião sobre o livro, não é um livro de leitura para distração, mais uma vez, assim como o livro do Dr. Inácio Ferreira (que tem resenha aqui, dá uma conferida), é um livro de estudo, não um livro para ler quando você quiser se distrair. Contudo vale muito a pena ler para adquirir um conhecimento sobre o tema.
Por ser um livro todo pautado nos ensinamentos espírita Kardecista, pode ser que pessoas que não simpatizem, não acreditem ou até mesmo que não estudem mais profundamente sobre o tema não venham a se identificar. Entretanto se você estiver interessado em um ponto de vista diferente do que sempre lê a respeito, vale muito a pena.
E você, já leu algum livro sobre animais com relação a esse tema ou outros? Se sim não deixe de deixar seus comentários aqui em baixo e se já leu dê sua opinião sobre o que achou!
Beijos carinhos,
Natália Carrieri