top of page

Resenha: Laranja Mecânica

Olá queridos leitores! Estamos chegando ao final de mais uma semana e com isso não poderia faltar a nossa resenha para fechar, nada melhor que uma resenha maravilhosa de um livro maravilhoso, que nos faz pensar sobre a sociedade que vivemos e nossos comportamentos perante ela.

Sempre escutei muito falar sobre o filme Laranja Mecânica ou em algum momento o personagem principal Alex aparecia em alguma situação da qual não vou saber explicar. Um exemplo é que em um dos clipes da Rihanna ela está fantasiada dele, de um modo mais para a nossa época, mas é fácil de saber que é ele.Fora que Laranja Mecânica sempre está em alguma lista dos melhores filmes para assistir antigos. Sendo assim esse livro não poderia não estar na minha lista de desejos. Eu estava namorando especificamente a edição de aniversário de 50 anos da obra. Acabei ganhando da minha sogra ( sim ela me dá vááários livros e sim eu amo muito quando isso acontece)! Portanto vou agradecer a ela aqui também,afinal de contas um obrigado nunca é demais! Dona Maria Aparecida muito obrigada pelos livros que a senhora me dá de presente, não poderia haver presente melhor e se a senhora quiser continuar me dando, vou continuar amando!

Portanto foi assim que cheguei a esse livro!

Vamos a resenha?

Sinópse

Publicado pela primeira vez em 1962, e imortalizado 9 anos depois pelo filme de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica não só está entre os clássicos eternos da ficção como representa um marco na cultura pop do século 20 . Meio século depois, a perturbadora história de Alex – membro de uma gangue de adolescentes que é capturado pelo Estado e submetido a uma terapia de condicionamento social – continua fascinando, e desconcertando, leitores mundo afora.

O livro começa com o personagem principal do livro, Alex, assim como três de seus amigos (Pete, Georgie e Tosko) em um bar chamado Lactobar, a história toda acontece em Londres, mas a do futuro. Nesse caso eles não precisavam de dinheiro, pois estavam com bastante, portanto não havia necessidade nesse caso em bater em algum velho na rua para pegar algum dinheiro e também eles poderam ver a cena do mesmo se afogando em seu próprio sangue.

Alex os descrevem como um grupo que estava no auge da moda para aquela época. No bar que eles estavam, tinham três meninas que não paravam de olhar para eles, as três também com roupas e maquiagem do momento. Contudo Alex não queria chegar nas meminas junto com o Tosco, um dos integrante do grupo.

Tosco tinha esse apelido, justamente por ser o menos inteligente da turma, assim como segundo Alex ele ser o mais feio também. Contudo

essa não seria forma correta de fazer as coisas dentro do grupo. Contudo um dos integrantes do grupo está chapado, pois havia tomado a bebida moloko, que segundo Alex te deixa igual quando sacodem um gato e de repente você está vidrado em seu sapato, naquele época no caso, bota e nem sabe o porque está admirando ela.

Vamos as considerações:

Acredito que li esse livro o ano passado, e a resenha dele para mim foi uma das mais difíceis de fazer, não pelo questão da história em si, mas contar para vocês o que se trata foi, pois esse livro é todo baseado em cima do que o Alex, um adolescente daquela época futurista em Londres nos conta, carregado de gírias. Me lembro como se fosse hoje, quando comecei a ler o livro eu tinha certeza que não ia entender se quer as primeiras 20 páginas, justamente por conta dessas gírias loucas.

Contudo nessa edição de aniversário tem um dicionário com as gírias, o que facilita muito! Ou seja, na semana seguinte eu era praticamente uma moradora daquela cidade e sabia todas as gírias! ou seja esse livro não é fácil de ser lido, contudo não é difícil de ser entendi, assim como o final dele é maravilhoso.

Sempre que me encontro em uma situação da qual me sinto verdadeiramente ameaçada me lembro desse livro, em uma questão que muitas vezes me sinto uma vendida da socidade que muitas vezes precisa seguir o que todo mundo acredita ser o correto. Mas a questão é justamente essa, precisa?

Sem sombra de dúvidas essa obra merece um lugar na sua lista, assim como na sua estante! Pois ela nos faz pensar sobre a manipulação de poderes maiores em nossas vidas, influenciando nossas atitudes e não nos deixando ser quem realmente queremos ser!

Bem vindo ao Laranja Mecânica!

E você, já leu esse livro antes? Se sim não deixe de fazer seu comentário sobre ele!

Beijos carinhosos,

Natália Carrieri

bottom of page