top of page

Resenha: Eu mereço ter dinheiro – Como ser feliz para sempre na vida financeira

Sinópse

Num tom enérgico e bem-humorado, Reinaldo Domingos dialoga de igual para igual com as mulheres sobre a esparrela do ?Eu mereço?? e as convida a reformular o bordão: Eu mereço ter dinheiro, e você?? ? cutuca logo nas primeiras páginas. Com uma linguagem despojada, porém, sem perder o foco elucidativo, o autor dispõe para suas leitoras, em dez passos, o caminho para ter dinheiro de verdade. Para isso, ele convoca dez personagens femininas dos contos de fadas infantis a participarem de seus ensinamentos, personagens estas que ajudaram a moldar o pensamento feminino em vários aspectos, inclusive no financeiro. Será que você anda dormindo em vida como a inerte da Bela Adormecida? Ou deixando que outras pessoas lhe digam para onde ir como a influenciável Chapeuzinho Vermelho? Está esperando a chegada de um príncipe encantado para resolver a sua vida financeira como a Cinderela! Ou já se conformou em passar parte dos seus dias como Branca de Neve, morando de favor na casa de sete anõezinhos mal-humorados que faziam com que ela lavasse, passasse, cozinhasse e costurasse em troca de um teto?

resenha eu mereço

Bom dia queridos leitores!

Hoje teremos uma resenha sobre a temática financeira, um dos três pilares do nosso blog. Cheguei a esse livro através de uma longa história, acredito que já comentei em posts mais antigos, mas vou resumir. Em agosto de 2016 tive um dos vários descontroles financeiros que vinha tendo em minha vida, contudo, devido ao momento que estava vivendo, fiquei realmente decepcionada com a minha própria atitude e decidi que daquele dia em diante eu iria mudar.

A verdadeira mudança veio na minha vida quando assisti ao webninário da Coach Paula Abreu, aonde ela sugeriu 03 livros para serem lidos, assim como fazer a roda da vida. Busquei no youtube sobre a roda da vida e cheguei ao canal do Coaching da Adriana Cubas, foi em cima do vídeo explicativo dela que fiz minha primeira roda da vida, analisando 08 pontos e claro um deles era o dinheiro, desde então adotei posturas para mudar meu comportamento com a minha relação com o dinheiro por 06 meses.

Algumas das mudanças propostas foram a realização de cursos, preferencialmente gratuitos referente à área de finanças pessoais. Fazendo uma pesquisa sobre cursos pagos vi uma matéria na qual dizia que a Nathalia Arcuri, do canal no Youtube Me Poupe havia realizado cursos na instituição DSOP. Fui atrás e vi que na época não poderia arcar com o valor. Mas fiquei com ele guardado para quando a oportunidade surgisse tudo isso em 2016. E surgiu agora nas minhas férias que começaram na metade de Abril peguei uma parte do meu dinheiro e investi nesse curso e vitória, paguei à vista e com desconto!

Não me arrependi, nessa quarta vou escrever um post sobre a minha opinião sobre o curso e se recomendo ou não! Lá eles possuem a editora com todas as obras e fiquei interessada nesse e levei! Longa caminhada até um livro, não é mesmo? Bom, então vamos à resenha!

A obra é dividida em 10 passos, cada um deles está relacionado a um verbo e em cada capítulo é feita uma analogia entre o verbo e uma princesa dos contos infantis. O primeiro passo é o Despertar, na qual o autor começa uma conversa com a leitora querendo adivinhar seus pensamentos. Supondo que a pessoa que está lendo esse livro seja uma pessoa que diz a si mesmo que não há problema em gastar o dinheiro dela, visto que ela trabalha e merece se dar alguns presentes.

Em seguida ele propõe que uma pessoa que pense assim, acabou não pensando no futuro, somente no momento presente, esquecendo-se que em algum momento a leitora em questão poderá chegar a ter 60 anos e não mais aquela vitalidade para o trabalho. Ou seja, é sugerido que nesse primeiro momento o importante é sair do controle automático do qual se vive e começar a refletir sobre as atitudes com relação ao dinheiro ao longo da obra. Contudo nesse primeiro momento o importante é despertar para isso.

Para esse capítulo a princesa a ser feita a primeira analogia é a bela adormecida, na qual é picada por um fuso e dorme por cem anos, quando finalmente um príncipe a beija e a retira do encanto. Entretanto o autor nesse momento nos faz olhar para a personagem de outra forma. Como a mulher que espera as coisas acontecerem, que não toma uma atitude na vida e que fica a espera de algum milagre ou até mesmo um príncipe para resolver os problemas dela.

Nesse momento ele conversa com a pessoa que está lendo o livro que ele espera que a leitora não seja como a Bela Adormecida, que espera alguma coisa ou alguém para fazer a própria vida acontecer. Que tudo é possível, basta querer e mais ainda colocar em ação, pois a vida está repleta de oportunidades, contudo para aquelas que agem.

Em seguida ele faz algumas perguntas pessoais para reflexão, como quem é você, o que você quer, o que já conquistou. Se os seus sonhos de criança ainda são os mesmos e foram conquistados ou se não houve realização dos mesmos por parte da leitora e o porque disso, ele sugere que nesse momento seja feita uma reflexão séria sobre a própria vida e que rumos está sendo dado e chegando a conclusão que pode-se mais.

Sendo assim o autor irá ajudar a conquistar essa mudança de pensamento e hábitos junto.

Vamos as minhas considerações sobre a obra!

É um livro muito leve de ser lido e que realmente os 10 passos apresentados são atitudes que nós mulheres tomamos ao longo das nossas vidas. Muitas vezes em perceber. O capítulo 02 fala sobre a questão do Merecer, ou seja eu mereço. Contudo o autor explica que muitas vezes, quando temos esse pensamento o mesmo é associado a desejos momentâneos que somente visam o presente e não o futuro. Como aquelas 03 botas que você compra e parcela em 6 vezes no cartão, pois afinal você merece!

Há algumas analogias tristes no livro, mas que servem para serem refletidas, visto que uma má escolha no momento presente sempre acarretará consequências sérias para o nosso futuro, mas só vamos perceber isso quando já estivermos lá. Ou seja, é melhor tomar consciência hoje, do que somente em um futuro que você já não possui o mesmo tempo para tomar atitudes melhores.

Acredito que esse é o tipo de livro para a mulher que ainda não estudou nada sobre finanças pessoais, tem interesse, mas ainda está perdida, sem saber por onde começar.

Realmente esse livro dá os 10 passos básicos para o começo de uma gestão financeira controlada e organizada. Todavia é isso, ele é somente o começo e verdadeiramente não pode ser o fim. Há uma versão que vem com o apontamento de despesas, é algo que é sugerido ser feito para pessoas com trabalho fixo por 30 dias e para profissionais autônomos por 90 dias.

Esse apontamento você deverá anotar todas as saídas de dinheiro (no ato da compra) de acordo com a categoria que se está gastando. Depois de realizado esse apontamento é que a pessoa deve realizar uma análise do que pode ser cortado, reduzido. Ou seja, o processo de gestão financeira pessoal não acontece de um dia para o outro, contudo quando a mudança é coloca em prática mudanças positivas começam a acontecer.

Eu acredito que o livro que vem com o caderninho de apontamento é um excelente presente para amigas, eu mesma já até sei de uma minha que eu quero dar!

E vocês, já leram algum livro do autor, ou de gestão financeira? Não deixem de dar seu comentário!

Beijos Carinhosos,

Natália Carrieri

bottom of page