top of page

Resenha: Coleção Castelo Rá - Tim - Bum O diário de bordo do Etevaldo

Olá queridos leitores, a resenha de hoje é de um livro infantil,mas que acredito qualquer adulto não veria problema em ler e até mesmo reler. Para aqueles que são da mesma época que eu conhecerão com mais facilidade o Castelo Rá- TIM- BUM, esse programa foi muito famoso e passava no canal da Cultura.

Acabei ficando com vontade de resenhar sobre ele, porque mês passado fui à exposição que estava acontecendo, como tenho três livrinhos da coleção, achei que seria bacana, fora que faz um tempo que não faço resenha de livros infantis.

Sinópse:

O diário de bordo do Etevaldo, escrito por Anna Muylaert, é o segundo volume da Coleção Castelo Rá-Tim-Bum. Nele o leitor vai se familiarizar com o planeta Zeta 7, do extraterrestre Etevaldo, e logo depois conhecer todas as aventuras que ele teve que enfrentar até chegar à Terra e encontrar os seus amigos do Castelo. Uma história legal, dessas que só acontece com o pessoal do Rá-Tim-Bum. Ilustrados pela dupla Girotto e Fernandes, que conseguiu manter no papel o mesmo corte rápido, o mesmo ritmo ágil e criativo do programa, os livros da Coleção Castelo Rá-Tim-Bum são um desdobramento de uma das experiências mais bem-sucedidas da nossa televisão, lidando com um imaginário que é, ao mesmo tempo, brasileiro e universal.

castelo ra tim bum

Vamos à resenha, então?

Geralmente os livros dessa coleção começam com porteiro do castelo fazendo uma pergunta que tem a ver com a temática do livro e a resposta fica na parte superior da página. Após essa abertura o livro começa falando sobre o planeta Zeta-7. Lá naquele planeta tudo é diferente, ao invés de água há um líquido azulado chamado “doijulim”entre outras características.

No caso nesse planeta, ao invés de haver pessoas, existem as pessoas coloridas que são chamadas de “tolípias”. Em seguida o livro começa a abordar sobre a personalidade dos tolípias e suas características de seres extraterrestres, como poder viajar sem precisar sair do lugar ou então adivinhar as vontades de outras pessoas e conseguirem materializar esses “quereres”.

Em seguida em um desenho de tela de computador o Etevaldo é apresentado, mostrando suas características particulares, como seu nome completo que é Etevaldo Artimanha de Souza Zeta -7 data de nascimento, local de nascimento, nome do pai e da mãe outras informações. Entretanto quando é proposto que conheçamos mais do personagem principal ele diz: “Tchau”. A partir daí inicia-se um diálogo com ele perguntando por que do tchau!

Ele nos explica que é porque o Nino havia convidado ele para visitar o Castelo Rá- Tim – Bum no planeta Terra e por isso ele terá que partir. Em seguida é possível ver o desenho da mãe do Etevaldo, ela o está chamando porque ele já está atrasado para a viagem. Antes de ele partir, ela entrega a ele um diário de bordo, para que ele possa registrar os momento da viagem dele.

Antes de chegar a Terra, ele passa por um planeta chamado Kronkz, isso o deixa empolga para começar a escrever no diário dele, mas conforme ele vai descrever o planeta, ele perceber que o mesmo não possui nada de interessante. Todavia, em seu diário ele escreve o oposto do que está vendo, escrevendo que planeta é muito legal e cheio de atrativos e assim ele desce nesse planeta para descobrir se há coisas interessantes ante de chegar à Terra e viver suas aventuras com a turma do castelo.

Vamos as minhas considerações sobre o livro?

Só posso dizer de coração que esse livro é muito amor. Os desenhos são muito gostosos de ver, tornando assim a leitura interessante, até para crianças menores que ainda não sabem ler é interessante, porque como todas as páginas possuem desenhos, é possível ir montando uma história na cabeça delas.

Por ser um livro pequeno é uma excelente proposta para ler antes de dormir. Escrevendo isso, lembrei que quando pequena, antes de dormir, minha mãe rezava comigo e com meu irmão, e antes dou depois (agora eu realmente não lembro) ela lia uma história infantil para nós, era muito gosto!! Acredito que é um excelente estímulo criar momentos assim entre pais e filhos e nada melhor do que a leitura para nos aproximar daqueles que amamos.

Contudo o ponto negativo é que essa coleção já não vende mais pelo que pude perceber. Seria fascinante se eles fizessem um relançamento dos exemplares! Como eu não contei o final da história veja quem tem o livro e peça emprestado! Vale a pena dar uma folheada!

Mas se vocês quiserem eu posso fazer um outro post contando o resto da história! Deixem nos comentários abaixo. E vocês, possuem algum livro da coleção? Não deixe de comentar também!

Beijos carinhosos e excelente final de semana!

Natália Carrieri.

bottom of page