top of page

Resenha:Sabedoria Financeira – O milagre da multiplicação de seus recursos

Sinopse: Pessoas se perdem de tal maneira em dívidas que chegam a considerar essa situação normal. Outras apenas gastam todo dinheiro que ganham, e ainda tem aquelas que guardam dinheiro, mas não sabem o que fazer com ele. Certamente você se encontra em uma dessas situações (endividado, equilibrado ou investidor). Seja qual for o seu caso, é possível recomeçar uma nova vida financeira e realizar seus sonhos, como se livrar das dívidas, adquirir seu veículo e/ ou casa própria, fazer aquela viagem tão desejada, conquistar sua independência financeira e tudo mais que Deus colocar no seu coração.

resenha sabedoria financeira

Olá queridos leitores, bom dia! A resenha de hoje é de um livro que nem deu tempo de chegar a ir para a sessão “O que estou lendo”, pois li muito rápido. Esse livro ganhei quando fiz o curso de gestão financeira pessoal na DSOP. Na realidade não ganhei, já estava incluso no valor da matrícula. Vamos à resenha então?

Todos os capítulos começam com alguma citação da bíblia, que ao longo daquele capítulo você vai lendo e consegue perceber a conexão. Começa o livro com a introdução, onde é abordado o tema que tudo hoje em dia custa dinheiro, visto que não produzimos como antigamente nossa própria comida ou vestimenta. Portanto para termos uma vida mais próspera e sem sustos devemos fazer a análise de diversos pontos que nos levem assim a um equilíbrio financeiro.

Para tal se faz necessário como primeiro passo, conhecer qual o seu tipo de perfil financeiro. O autor solicita que nesse momento a pessoa que lê faça uma análise de como é a relação dela com o dinheiro. Se sobra mês e falta dinheiro ou se há uma consciência real de para onde o dinheiro está sendo direcionado.

Em seguida ele apresenta 04 tipos de perfis que ele identificou como os mais comuns, sendo eles: Endividado, inadimplente e equilibrado e poupador. Em seguida ele discorre sobre os 04 tipos de perfis.Para assim entramos no pilare da escola DSOP que é o Diagnosticar, sendo assim ele sugeri que ao menos uma vez por ano seja realizado essa ação para que a pessoa possa conhecer a real situação de sua vida financeira.

Depois é proposto para o leitor fazer um acompanhamento de tudo o que se gasta durante um mês para os que possuem salário fixo e durante 90 dias para os que são autônomos. Em cima disso, findado os 30 ou 90 dias, fica mais claro onde seu dinheiro está indo, como café, pizzas aos finais de semana, viagens, vinhos, excesso de consumo de luz e assim vai. A proposta nesse capítulo é começar a tirar os gastos que não são necessários, diminuir aqueles que não podem ser cortados ou escolher outras empresas que prestem o mesmo serviço, contudo com um valor mais interessante.

Contudo para fazer essa readequação em sua vida é sugerido em outro capítulo, a análise de seu verdadeiro estilo de vida. Muitas vezes o descompasso nas finanças está diretamente ou proporcionalmente ligado à falta de dinheiro no momento devido ao estico de vida levado. Portanto se faz necessário analisar se as coisas que são consumidas são em prol de ostentar um status para pessoas ao seu redor, ou até mesmo satisfazer o imediatismo do prazer de ter aquele bem material.

E assim o livro continua baseado nos outros pilares que são o Sonhar, Orçar e Poupar, tudo isso para a realização efetiva dos sonhos e também na elaboração da independência financeira/ aposentadoria, sem precisar depender do governo.

Vamos as minhas considerações?

O livro é super fácil de ler, para se ter uma noção não sou do tipo que lê em uma semana, mas esse foi assim. A leitura além de ser rápida propões ações que podem ser adotadas após a leitura do livro e ainda por cima, ao final apresenta o apontamento de despesas, que é onde o autor sugere fazer o acompanhamento financeiro por 30 ou 90 dias.

Há um a capítulo que aborda sobre a aposentadoria. Ele explica que é fundamental nos programarmos desde já, independente da sua idade ( óbvio que o ideal é começar o quanto antes), mas o melhor é começar ao invés de ficar parado independente da idade que se tenha.

Ele diz uma coisa muito interessante que é a questão dos sonhos. No livro é sugerido que tenhamos 03 sonhos e ele explica que esses sonhos devem ser de curto (até um ano), médio ( de 02 a 10) e longo prazo( de 10 em diante). E com isso que você trabalhará o orçamento doméstico. Após definir os sonhos, que até no livro é proposto que um deles pode ser a quitação de dívidas caso você possua.Depois faz necessário ver quanto cada sonho custará total e consequentemente quanto você deverá guardar mensalmente para a realização do mesmo.

Bom... acabei fazendo uma miniresenha nas minhas considerações, mas o que quero dizer é que vale muito a pena ler esse livro, pois ele ensina efetivamente a tomar atitudes para mudar sua visão e também a relação com o dinheiro.

Um conselho que possa dar para aqueles que buscam a mudança é que os livros são um verdadeiro complemento e aliado na mudança com a relação com o dinheiro. Acredito verdadeiramente é uma “cadeia” que começa no querer mudar e em seguida vamos partir para ação com pesquisas de blogs sobre o assunto, cursos na área de gestão financeira, inscrição em canais do Youtube na área e livros também. Tudo isso se complementa e cada um soma ao outro na construção de uma mentalidade diferente.

Haverá familiares que não acreditarão na sua proposta de mudança, mas não se deixe abalar, é compreensível, visto que ano após ano, você (e eu) só derrapávamos nesse quesito. Contudo algo que deve ficar claro é que essa mudança é paulatina, mas deve ser contínua. O pensamento que para conseguir ter as coisas é necessário ter dívidas é verdadeiro para pessoas que não se planejam e são imediatistas. Geralmente essas pessoas estão atoladas em dívidas, mas são incapazes de procurar soluções melhores. Mas as fáceis, como: “quando aquele dinheiro entrar aí minha vida vai pra frente” Na realidade não vai... pois a mentalidade é a mesma e a forma de não gerenciar o dinheiro continua da mesma forma Portanto não importa quanto você ganha, mas sim o quanto e como você gasta.

Entretanto uma coisa que aprendi foi é que hoje eu posso ter uma dívida, mas não quer dizer que daqui a 05 anos minha mentalidade será a mesma e se você quiser a dívida que você tem hoje poderá ser a última.

E vocês gostam de livros na área de gestão financeira? Já leram algum? Se tiverem algum para recomendar será muito bem vindo. Não deixe de comentar.

Beijos carinhosos,

Natália Carrieri

bottom of page