top of page

Resenha: Não se desespere provocações filosóficas

Sinopse

Não se desespere nos convida a ir em busca do bem-viver. Acolher instantes deliberados de paz interior e sentir a prazerosa sensação mental, ainda que provisória, da aparente suspensão do fluir do tempo, permitindo um distanciamento das aflições cotidianas e uma recusa momentânea às perturbações que o existir nos oferta. Afinal, a humanidade acumulou conhecimentos e experiências ao longo de milênios, que a Ciência, a Filosofia, a Arte e a Religião expressam em forma de orientações para o nosso viver diário e de respostas às indagações centrais de nossa existência. Essas fontes nos sugerem como atitude sábia a recomendação: Não se desespere!

resenha mario sergio cortella

Olá queridos leitores, bom dia!

A resenha de hoje é de um livro que eu adoro e o autor eu tenho verdadeira paixão. Mário Sérgio Cortella. De verdade não me lembro como tive conhecimento do Cortella e suas obras. Mas fico imensamente feliz que isso aconteceu na minha vida. Para mim ele é ótimo, como filósofo acho ele positivista.

Vamos à resenha?

O autor começa o livro com um trecho de uma música conhecida de Nelson Cavaquinho: “O Sol há de brilhar mais uma vez. / a luz há de chegar aos corações. / Do mal será queimada a semente. / O amor será eterno novamente”. Ele aborda e desenrola com esse trecho da música reflexões sobre o nosso ato perante a convivência entre nós, o biocídio, ou seja, crime contra os animais que provocam assim sua morte e até mesmo descreve a questão da esperança.

Contudo essa esperança deve ser o ato de esperançar, não o de esperar as coisas em nossas vidas acontecerem, mas irmos lá e fazermos por nós mesmos. Dando sequência é abordado o tema tempo, com uma citação da música do cantor e compositor Chico Buarque Vida, minha vida, olha o que é que eu fiz.

Esse trecho da música é encarado pelo autor como sendo de arrependimento pelo tempo desperdiçado. Nesse momento ela aborda a questão do ato de pensar sobre para poder assim viver bem, para assim não desperdiçar o tempo por falta de cuidado ou desleixo.

E o que seria bem viver? Segundo ele poder conseguir viver em todos os papéis que desempenhamos ao longo de nossa trajetória, como o trabalho, família, Amizade e outras. Outra forma de bem viver está ligada à paz interior e para estimular para que possamos tê-la podemos fazer de inúmeras formas, como ler, estar com a família, fazer Yoga, ir pescar.

Atividades essas que realmente preenchem nossa alma e complementam o nosso ser entre todas as outras possibilidades que podemos ser e fazer. No capítulo seguinte ele fala sobre a ida embora da felicidade onde levamos a vida como uma batalha diariamente. Contudo a grande questão é a de vivermos junto e em paz.

Vamos as minhas considerações?

Esse livro faz parte de uma trilogia, da capa verde, amarela e laranja. Eu acredito que toda filosofia deve ser bem-vinda, mesmo quando não enxergamos a verdade ou não nos identificamos com ela.

Acredito que basta filtrar a informação vinda, no caso há diversos questionamentos nesse livro que podem te levar a uma reflexão mais profunda sobre sua vida, o convívio com os demais e seu papel em sua própria vida.

Por exemplo esse trecho do livro:

Ele, para mim é muito verdade! Conheço tantas pessoas ( me incluo na lista) que querem fazer ou realizar sonhos, independentemente do tamanho, mini, pequenos, médios , grande e aqueles que passam do céus. Todavia nunca começam o primeiro passo a realização.

Enfim...acredito verdadeiramente algum trecho desse livro vai te tocar e te fazer refletir, afinal de contas, não estamos aqui para viver sem pensar, aceitar sem questionar, ser sem sentir e muito menos pensar sem refletir e questionar. Ele merece muito fazer parte da sua prateleira.

Outra questão que me chamou a atenção é o tema tempo abordado...tenho lido “sem querer” textos sobre essa questão, de saber utilizar ele, de não perder ele, de valorizar, de realmente saber gastar ele e não olhar para trás e perceber que fomos medíocres em todos ou quase todos os setores de nossas vidas.

E vocês gostam de algum filósofo? Indiquem aqui em baixo os que vocês gostam!

Beijos carinhosos, excelente sexta e um excelente final de semana!

Natália Carrieri

bottom of page