top of page

Resenha: As práticas para a prosperidade de O homem mais rico da babilônia

Sinopse

O homem mais rico da Babilônia', de George S. Clason, é um best-seller internacional que já vendeu mais de dois milhões de cópias em todo o mundo que apresenta, por meio de uma coleção de parábolas, uma série de lições sobre como obter sucesso e fazer as melhores escolhas em todas as questões relacionadas ao dinheiro. Nesta versão, Karen McCreadie reúne as grandes lições do livro original e faz uma série de comentários sob um olhar do nosso tempo.Ao todo são 52 excelentes ideias que você pode colocar em prática imediatamente. Com elas, será capaz tanto de administrar melhor dívidas e maus investimentos como também multiplicar seus recursos e poder de compra e de investimento de forma rápida e crescente, sem fórmulas mágicas.Este livro foi criado para oferecer um guia extremamente prático sobre como os conselhos de um dos mais famosos livros sobre finanças pessoais já escritos no mundo podem ser aplicadas nos dias de hoje.Algumas das 52 ideias que irão promover uma mudança positiva na forma como vocêganha, aplica ou gasta seu dinheiro:•• Deixe a revolta levá-lo à mudança•• Trabalho duro não é garantia de riqueza•• O destino caprichoso não o deixará rico•• Vá atrás de conselhos sábios, mas das pessoas certas•• A boa sorte recompensa os que reconhecem a oportunidade•• Quando o adiamento destrói as oportunidades•• Escolha a ação ao invés do remorso•• Dívida boa x dívida ruim•• A determinação é capaz de solucionar qualquer coisa•• As origens humildes não representam empecilho•• A importância do espírito empreendedor

resenha o homem mais rico da babilônia

Bom dia queridos leitores! Começando mais uma semana com uma resenha nova! A dessa semana é sobre um livro que eu vi já vi alguns gurus de finanças ( pelo menos os que eu sigo) recomendarem a leitura. O Rafael Seabra, blogueiro e youtuber e também escritor do livro Quero ficar rico, recomendou a leitura desse livro no canal dele.

Esse não é o livro original, mas sim uma abordagem mais simplificada de 52 tópicos, no qual a autora Karen McCreadie, acredita serem as lições mais importantes da versão original.

Vamos à resenha?

Deixe a revolta levá-lo à mudança, aborda o personagem principal, Bansir, que sonha que está rico, contudo ao acordar depara-se com a realidade diferente, no qual ele não possui dinheiro em seu bolso, ou economias, e um sentimento de revolta o toma por conta disso.

A autora nesse tema abordado nos relata a questão de que o sentimento de revolta deve ser algo usado com propósito positivo, ou seja, aquele que nos impulsiona ou nos motiva sair da zona de conforto, nesse caso ligado à gestão financeira pessoal. Contudo a mesma relata que mesmo em uma situação ruim existem pessoas que permanecerão naquela situação, pois não possuem a vontade dê sair da zona de conforto e buscar melhores maneiras de lidar com o dinheiro.

Contudo para conseguir atingir mudanças efetivas se faz necessário a análise das nossas amizades, uma pesquisa nos revela que somos a soma das 05 pessoas com as quais mais convivemos. Por isso se faz necessários saber se aquelas pessoas que chamamos de amigos estão nos levando para boas escolhas ou não. Na abertura desse capítulo Bansir percebe que não possui economia algumas, contudo mais que isso vê que seu melhor amigo também está na mesma situação. A autora aborda que geralmente as pessoas que mais nos amam são aquelas que geralmente preferem que fiquemos com as mesmas atitudes, mesmo que essas não sejam as melhores.

No capítulo 03 é abordada a questão de trabalhar duro versus riqueza. Que uma não está ligada a outra. Principalmente quando não sabemos aonde o dinheiro tem ido a cada mês e a pessoa em questão não sabe. É sugerido nesse capítulo que seja feita uma análise das despesas do último mês para que assim seja possível fazer uma análise e em cima disso tomar uma atitude.

Vá atrás de conselhos sábios é o quarto capítulo dos 52, e dá uma dica muito importante, ir atrás das pessoas que já conquistaram aquilo que procuramos para nos consultar com elas. A autora sugere que podemos nos surpreender ao descobrir que muitas pessoas que sejam abordadas sobre esse tema passariam de bom grado aquilo que sabem, visto que pessoas com grande experiência em determinado assunto sempre possuem o prazer de passar para frente aquilo que aprenderam.

Vamos as minhas considerações!

Vale a pena comprar esse livro? Vale sim, qualquer pessoa? Não! Esse livro é quase um guia para aqueles que estão ingressando nesse mundo das finanças pessoais agora. Mas para aqueles que já estão estudando sobre o assunto a mais tempo, outros livros nessa área serão mais interessantes.

Um ponto muito positivo dele é que em todos os capítulos há uma caixinha de ideias que o título é: uma ideia para você e em seguida a autora sugere algumas ações que podem ser colocadas em prática naquele momento. Isso é bastante interessante e estimulador. Outro ponto bacana do livro é que a autora é bastante objetiva, em cada capítulo abordado ela não enrolara para dar o recado.

Ou seja, a leitura desse livro é super leve, fácil de ser compreendida, possível de ser colocada em prática e dá pra ler esse livro bem rápido. Eu acredito que é um excelente começo e conhecimento transformado em ação, com a ajuda desse livro, nunca é demais!

E você já leu a versão original ou algum de finanças pessoais? Não deixe de deixar seu comentário!

Uma excelente semana!

Beijos carinhosos,

Natália Carrieri

bottom of page