top of page

Resenha: Egos em conflito

SINOPSE

Livro de pujante atualidade psicológica e espiritual, “Egos em Conflito”, do Dr. Inácio Ferreira, demonstra como o passado, que ainda vive dentro de nós, influencia-nos nas decisões do presente, procurando, em seu aspecto negativo, interferir em nossa caminhada para o futuro.Cremos que nenhum de nós, ao correr os olhos sobre as páginas deste livro, deixará de se identificar com as situações que o Dr. Inácio nos descreve, revelando que, muitas vezes, a causa dos problemas obsessivos que amargamos é mais devida à auto-obsessão, do que à ação externa dos espíritos obsessores sobre nós.

Olá queridos leitores, bom dia!

Temos mais uma resenha do meu médico preferido! E não é puxando o saco, é simplesmente porque eu acho ele muito gente como a gente, mesmo desencarnado!rs

Adoro os livros do Dr. Inácio Ferraz, primeiro porque você precisa se concentrar para ler, ou seja, se você estiver passando por algum momento não tão bom na vida, dá pra focar na leitura e por algumas horas esquecer algumas questões do mundo de fora! Isso é ótimo, pois você adquire conhecimento enquanto não foca nos problemas cotidianos!

Cheguei a esse livro porque fui acompanhar minha mãe em uma das atividades dela no centro espírita que ela frequenta e quis comprar algum livro espírita do Dr. Inácio. Gostei do título da capa e comprei!

Vamos a resenha?

O primeiro capítulo, aborda a questão de que pensamos que o lado de lá não parece em nada com o lado de cá. Mas que na realidade isso não é uma verdade. Assim como que ao desencarnar, ninguém se modifica do nada, as pessoas e suas virtudes e necessidades de ajustes permanecem o mesmo. Sempre cabe a pessoa querer melhorar isso ou não. Essa conversa acontece entre o Dr. Inácio e Domingas.

No segundo capítulo os amigos discorrem sobre a doença Alzheimer, falando sobre o porque ela ocorre , sendo uma doença derivada do inconsciente, derivada da culpa dos arquivos da nossa memória.

Minhas considerações, esse livro é muito bacana, sim houveram momentos que a minha cabeça estava mais pra lá do que pra cá enquanto eu lia, mas depois eu voltava e me dedicava novamente ao momento presente. Eu admito que sou fã de carteirinha do Dr. Inácio Ferreira, mas nem por isso tenho intenção de enviesar minhas considerações pelo livro. Foi um dos primeiros livros espíritas que pude ter o contato com o assunto sobre os egos de encarnações passadas, se assim posso dizer. Achei fenomenal, pois nunca tinha lido nada parecido. Talvez espíritas mais engajados e estudiosos já e me perdoem se eu estiver falando com essa resenha mais do mesmo.

Mas houveram fatos nesse livro como a constatação de que não necessariamente sempre vai haver um espírito obsessor por trás de determinadas situações. O caso do casal jovem que estava consumindo crack em uma determinada praça em Uberaba, retrata perfeitamente esse caso. O Dr. Inácio deixa bem claro que naquele momento não havia nenhuma alma obssediando o jovem casal. Contudo ele diz que mais para frente isso poderia acontecer sim. Nesse caso em específico, o que ficou claro é que após o rapaz ter tido uma overdose e se encontrar com o Dr. Inácio do lado de lá, mas ainda na crosta que ele estava vivenciando fortes marcas, experiências de uma encarnação passado. No qual ele era um dependente químico de bebidas e morreu devido a isso, assim como sua esposa passada, sua atual namorada e usuária com ele também possuía vícios.

Ou seja, no caso dos dois era uma autoobsseção de uma encarnação passada na qual ficou muito marcado trazendo a tona sentimento nessa vida. Que não necessariamente acarretariam o mesmo tipo de dependência, mas sim o mesmo tipo de contuta perante as circunstâncias da vida e consequentemente de decisões.

A reforma íntima, ou autoconhecimento nesse livro fica muito clara quanto a sua necessidade. Pois sem autoconhecimento, especialmente de nossas condutas negativas, ou hábitos que não nos levam a um bom caminho, ou nossos defeitos, como egoísmo, inflexibilidade, orgulho e tantos outros que geralmente são os outros que tem ( nós nunca, jamais!!) devem ser analisados. Pois de acordo com o que eu pude entender do livro, se não fizermos esse tipo de análise, vamos passando de uma encarnação a outra sem termos dado meio passo para frente.

Recomendo a leitura, para os espíritas de mente aberta e não dogmáticos, mas que acreditam em Kardec e Chico Xavier, o Dr. Inácio é fundamental...não somente pela leitura de suas obras, mas para sabermos que a evolução é possível, nossa meta, ou especificamente a minha é Chico Xavier, mas temos que ter ciência de que isso não será alcançado nessa encarnação. Entretanto não quer dizer que não podemos e não devemos dar o primeiro, o segundo e terceiro e muitos passos em direção. Basta começar. Mudar dói, mas permanecer na zona de conforto é pior.

Vocês já leram alguma obra dele? Se sim não deixem de recomendar algum livro dele, estou apenas no começo de muito livros que quero ler dele!

Um excelente semana a todos e beijos carinhos!

Natália Carrieri

bottom of page