top of page

Resenha: Como organizar sua vida financeira

como organizar sua vida financeira

Sinopse

Gustavo Cerbasi é autor de Casais inteligentes enriquecem juntos, que já vendeu mais de 1 milhão de livros no Brasil. “Gustavo Cerbasi é um dos grandes responsáveis pela transformação de diversas pessoas e famílias no Brasil em poupadores e investidores, pois com sua didática consegue nos orientar para uma vida financeira melhor.” – ROBERT DANNENBERG, sócio daTime2Play “Eu mudei completamente a minha forma de encarar o dinheiro depois de ler Gustavo Cerbasi. Gostaria de ter parado para pensar nesse assunto quando abri a minha primeira empresa de tecnologia aos 14 anos.” – CHRISTIAN BARBOSA, autor de A Tríade do Tempo Gerenciar o próprio dinheiro não é uma tarefa fácil para quem desconhece o poder do planejamento e da organização. Como organizar sua vida financeira apresenta dicas certeiras para você que deseja tomar decisões mais conscientes sobre o seu dinheiro. O renomado consultor Gustavo Cerbasi reuniu neste livro todos os temas-chave que você precisa conhecer para alcançar o equilíbrio das finanças e planejar um futuro mais próspero. Ele começa realizando um diagnóstico da sua situação atual, levando em conta dados como idade, dívidas, despesas, bens, investimentos e planos para a aposentadoria. Depois de chegar ao valor do patrimônio ideal para obter a tão sonhada independência financeira, é hora de aprender a analisar seu orçamento doméstico e identificar os pontos que podem ser aperfeiçoados. Após traçar seu perfil de consumo e investimento, você poderá passar para os tópicos mais específicos, dominando de uma vez por todas os assuntos que sempre considerou complexos, tais como: • Como fazer a Declaração do Imposto de Renda • Qual é a melhor maneira de administrar as dívidas • Como utilizar o crédito a seu favor • Quando vale a pena fazer seguros • Quais são os melhores investimentos

Olá queridos leitores, bom dia!

Hoje venho com a resenha de um livro que estava na sessão estou lendo. O primeiro livro no qual fiz minha resenha foi justamente do Gustavo Cerbasi, Dinheiro: Os segredos de quem tem.

Acho que já deu pra perceber que eu gosto dele, né? Inclusive já quis participar de um programa dele chamado Masterclass inteligência financeira...mas esse curso custa uma pequena bagatela de R$4.000,00. Aí eu pensei e falei: “Hoje não Faro”. Mas quem sabe mais para frente.

Enfim, voltando ao livro comprei esse e mais 03 dele que estarão por aqui no blog aos poucos.

Vamos a resenha?

No primeiro capítulo intitulado Autoconhecimento: O passo mais importante, no qual é feita uma análise sobre a situação atual da pessoa, já que ele analisa três pontos diferentes de situações financeiras.

Sendo a primeira o patrimônio mínimo de sobrevivência (PMS), esse de acordo com o autor desse ser priorizado antes de qualquer tipo de aquisição ou tomada de decisão, visto que é esse valor que dará o mínimo de estabilidade financeira por até seis meses caso alguma coisa venha a acontecer a pessoa. Nessa parte é demonstrado com cálculos e exemplos a forma como deve ser alcançado isso.

Em seguida há o patrimônio mínimo recomendado para sua segurança, nesse caso, ele diz que se a pessoa já tiver o PMS não há a necessidade de priorizar a constituição desse valor acima de outras realizações pessoais, contudo o valor a ser alcançado nesse caso, não pode passar dos objetivos de médio prazo (1 a 2 anos). Assim como no primeiro caso ele mostra como calcular para chegar ao valor desejado.

Assim como ele apresenta nesse mesmo capítulo mais dois cálculos de suma importância, chamados Patrimônio ideal para sua idade e situação de consumo e Patrimônio Necessário para sua independência Financeira. Ao final desse capítulo ele faz um resumo com os principais pontos e dicas de como começar a montar seu patrimônio.

No capítulo dois, orçamento doméstico: organize o uso de seu dinheiro, o autor diz que não é possível seguir um planejamento financeiro se não houver um equilíbrio no orçamento. Sendo que ele quer dizer com isso que para tal deve-se gastar menos do que se ganha e investir regularmente esse valor.

Para tal se faz necessário ter uma visão mensal de para onde o dinheiro recebido está indo. O orçamento mensal se faz necessário, o Gustavo sugere que melhor é fazer o controle por uma planilha de excel simples, ao invés de aplicativos, no qual consome-se muito tempo para fazer as classificações e outras necessidades mais que os aplicativos exigem.

Ele sugere que periodicidade para revisar e alimentar essa planilha deve ser mensal, contudo isso pode varia de pessoa para pessoa devido ao cenário familiar. Podendo haver casos que revisões mais regulares se farão necessário para aquelas pessoas que mesmo com o orçamento sendo aplicado não conseguem manter as contas em dia, passando assim a ser feito um controle quinzenal.

Ao final desse capítulo ele apresenta um quadro com mais sugestões para começar a colocar em prática o orçamento familiar, visto que ele sugere que baixe um modelo no site dele, que é gratuito e preencher a planilha de acordo com as necessidades pessoais de cada pessoa que a utilizará.

Capítulo 3, Utilize seu orçamento com inteligência, ele cita no início desse capítulo que o orçamento por si só não ajudará, caso você não siga 8 itens necessários a sua verdadeira eficácia, sendo uma delas a de comparar a evolução do padrão de consumo ao longo do tempo.

Ele sugere que no começo anote em um caderninho o consumo, mas que isso não precisa ser levado para a vida toda. Que o melhor é pegar a nota das comprar e armazenar em uma pasta ou caixa de sapato e quando for fechar o orçamento do mês, buscar as informações nesses locais.

Uma dica que ele dá para casais que praticam o orçamento mensal juntos é que na planilha haja a descrição de “gastos pessoais do X” e colocar o valor mensal que o casal chegou a um consenso e de igual valor para os dois. Assim, quando a pessoa quiser fazer uma surpresa romântica ao parceiro ou parceira conseguem isso.

Vamos as minhas considerações?

De verdade um dos melhores livros que já li do Gustavo Cerbasi, com ele é possível enxergar de fato a sua situação financeira. Esse livro merece ser lido com mais paciência e calma, até para entender alguns cálculos que são feitos.

Acredito de verdade que uma pessoa que estiver verdadeiramente disposta a mudar a própria situação financeira consegue dar os primeiros, segundos e até terceiros passos, somente com a ajuda desse livro.

Visto que em todos os capítulos ao final ele apresenta um resumo do assunto abordado e mais que isso apresenta já formas de como você pode começar a colocar em prática agora.

Minha dúvida referente a essas questões de orçamento financeiro pessoal sempre foi: Por onde começar? Hoje já não tenho mais dúvidas...está na dúvida entre comprar um carro e fazer seu patrimônio mínimo de sobrevivência? Ou alugar um apartamento, ou comprar o que for? Faça primeiro essa reserva e depois você vai priorizando seus outros sonhos.

Para as pessoas que ficam com pé atrás de começar uma organização em suas vidas financeiras, pensem que isso será o melhor para vocês e que não é difícil, visto que para começar é preciso somente... começar!

E vocês, já leram algum livro dele ou possuem alguma outra dica de livros de gestão financeira?

Beijos carinhosos e uma excelente semana

Natália Carrieri

bottom of page