top of page

Resenha: As 5 linguagens do amor

Depois de um tempo volto!! Me mudei de cidade e aqui onde estou é beeem interior, tanto que tem locais que não tem vivo fibra, por exemplo e a outra forma de internet que é através de rádio, também não dá para instalar por questões técnicas da empresa! Então fiquei um bom tempo (desde 15 de Abril sem conseguir ter acesso a internet, fora a do celular). Mas agora estou de volta!

as cinco linguagens do amor

Sinopse

As diferenças gritantes no jeito de ser e de agir de homens e mulheres já não são novidade há tempos. O que continua sendo um dilema é como fazer dar certo uma relação entre duas pessoas que as vezes parecem ter vindo de planetas distintos.

Compreender essas diferenças é parte da solução e é nisso que Gary Chapman vai ajudar você.

Com mais de 30 anos de experiência no aconselhamento de casais, ele percebeu que cada um de nós adota uma linguagem pela qual damos e recebemos amor. Quando o casal não entende corretamente a linguagem predominante de cada um, a comunicação é afetada, impedindo que se sintam amados, aceitos e valorizados.

Nesta terceira edição de sua clássica obra sobre relacionamentos, que já vendeu mais de 8 milhões de exemplares, Gary Chapman não só explica as cinco linguagens como apresenta um questionário para os maridos e outro para as esposas descobrirem a sua linguagem de amor. Além disso, uma seção especial de perguntas e respostas vai esclarecer todas as suas dúvidas, lhe dar o direcionamento sobre como expressar melhor seu amor ao conjugue e ajudar você a compreender como ele manifesta o amor.

Olá queridos leitores, bom dia!

A resenha dessa semana é sobre esse pequeno, mas muito valioso livro sobre as 5 linguagens do amor. Cheguei até ele por indicação de um amigo que escutava meus lamentos, felicidades, dúvidas e afins sobre relacionamento. Houve um dia que após uma briga com meu namorado ele sugeriu comprar esse livro para que eu lesse.

Acabei comprando dois, um para mim e outro para dar para o meu namorado, para que pudéssemos ler juntos e assim, com essa ferramenta ajudar a nos entender mais um pouco dentro do relacionamento.

Vamos a resenha?

No primeiro capítulo do livro intitulado O que acontece com o amor depois do casamento? O autor do livro Gary Chapman está em um voo se preparando para descansar, quando o homem que está sentado ao seu lado lhe pergunta com o que ele trabalha.

De forma casual ele responde que faz aconselhamento para casais e promove seminários com foco na melhora no casamento. Depois de escutar a resposta do autor o homem comenta que sempre quis perguntar isso a alguém: O que acontece com o amor depois do casamento?

Ele pôde perceber que a possibilidade de tirar um cochilo havia acabado, sendo assim ele pede para o rapaz contar sobre sua vida amorosa. Ele conta que teve três casamentos frustados. Sendo que o primeiro durou 10 anos, o segundo três anos e o último 6.

Após os questionamentos do rapaz, o autor comenta que na realidade essa pergunta é feita por diversas pessoas no mundo todo. Visto que possuímos o anseio pelo amor romântico, já que diversos meios de comunicação estimulam isso dentro de um relacionamento.

Contudo toda vez que vamos tentar algumas das dicas que nos passam como sendo certeiras, tentamos uma ou outra coisa, mas percebemos que não dá certo e aí de 100 possibilidades, tentamos 2 ou 3 e desistimos.

No subcapítulo A verdade que deixamos de lado, ele nos diz que pessoas falam linguagens de amor diferentes, sendo que muitas vezes a linguagem de amor que seu companheiro utiliza pode ser totalmente diferente da que você se expressa. Mais ou menos como tentar falar português com uma pessoa que somente entende chinês.

Capítulo 2 – Mantenha o tanque de amor cheio, nesse capítulo o autor discorre sobre a nossa necessidade de sermos amados e amar.Ele escutou de um psiquiatra infantil uma expressão que ele gostou muito que era: “Dentro de toda criança existe um “tanque emocional” que deseja ser cheio de amor. Quando a criança se sente amada, ela se desenvolve normalmente, mas , quando o tanque está vazio, ela se comporta mal. Grande parte do comportamento inadequado das crianças tem origem em um “tanque de amor” vazio.

Sendo assim ele conseguiu fazer um paralelo com os adultos e seus relacionamentos amorosos. Ou seja muitas vezes dentro de um relacionamento o “tanque de amor” de determinada pessoa está vazio, justamente porque seu parceiro ou parceira não consegue falar a linguagem certa de amor que seu companheiro desejaria escutar ou ver demonstrado.

A paixão, esse é o capítulo 3 ,nesse capítulo o autor fala sobre esse sentimento que pode acometer algumas pessoas diversas vezes, ou outras apenas poucas vezes, contudo ninguém está imune a essa possibilidade. Ele também nos mostra nesse capítulo que muitas vezes é na euforia da paixão que tomamos a atitude de querermos casar. Visto que é nesse momento que enxergarmos nosso parceiro ou parceira com óculos cor de rosa.

Sendo que após essa decisão a realidade bate a porta, onde cuecas sãos deixadas pela casa, toalhas molhadas ficam ensopando a cama, cabelos entopem o ralo e assim por diante. Sendo que à partir daí a fantasia e a paixão dão verdadeira vazão a realidade e começamos a enxergar a pessoa como de fato ela é e não como idealizamos.

Com isso há duas opções, ou o afastamento do casal e consequentemente o rompimento do relacionamento ou o trabalho árduo de amar ao parceiro, mas agora sem a euforia da paixão.

Vamos as minhas considerações?

Esse livro é muito bom, sempre que possível indico para as minhas amigas e se tivesse muitos amigos, indicaria para eles também. Para casais que estão realmente buscando melhorar e evoluir na relação a dois, essa sem sombra de dúvidas foi a melhor indicação de livro do meu ano.

Quando fui comprar, acabei levando dois, um pra mim e um pro meu namorado. Estava realmente disposta a não cometer os mesmos erros de outro relacionamento. Contudo, mais do que isso, enxergo no meu namorado a preciosidade de querer ser melhor, porque ao lado dele há diversas coisas que me fazem feliz, consequentemente, tentar ter uma relação mais harmoniosa com ele, só nos faria bem.

Pelo menos no meu caso ele é uma pessoa que gosta de ir ao cinema ( tanto os de shopping como os de rua) e assistir filmes alternativos comigo, gosta de ir a museus, gosta de ir ao teatro, ele lê e consequentemente trocamos livros e conversamos sobre as nossas leituras, ele curte realmente as feiras de produtores independentes que eu levo ele para conhecer, curtimos baladas alternativas, como prato do dia, ele ama meu cabelo cacheado e ainda mais quando passo batom vermelho, podemos conversar sobre geopolítica e também sobre feminismo e se eu acredito que ele foi machista de alguma forma ele conversa comigo e analisamos, e sempre que isso acontece de fato ele revê a postura dele, eu amo o estilo dele de roupa, assim como todas as tatuagens que ele tem, assim como ele curte as minhas. Enfim...o que quero dizer aqui, não é mostrar para vocês como ele é foda ( embora eu ache isso dele), mas que dentro da nossa relação há mais pontos que me fazem querer ter um relacionamento saudável do que o contrário, pois temos diversos pontos em comum e que tudo isso nos une como casal.

Isso não quer dizer que após ler um livro de 196 páginas seus problemas acabaram, pelo contrário, à partir daí é uma decisão que você toma consciente de querer mudar e ser mais flexível dentro do relacionamento no qual você se encontra. Já escutei algumas vezes do meu psicólogo que amar dá trabalho e é um ato diário de construção e manutenção desse sentimento.

Alguns anos atrás eu achava mesmo que amar dava trabalho que era um lance difícil e tudo mais, hoje em dia...eu não acho mais. Acredito que dá trabalho, mas acredito que quando encontramos aquela pessoa na qual vale a pena, as coisas ficam muito mais leve. Ao final do livro há dois testes para serem feitos, um pela mulher e outro pelo homem.

Hoje eu sei qual é a linguagem do meu namorado e ele sabe a minha, ele tem a mesma pontuação para duas linguagens diferentes, e um desses dois é o mesmo que o meu. Mas por exemplo no caso dele que um deles é linguagem de afirmação procuro sempre que possível, falar, ou escrever coisas que eu sei que ele vai gostar. Assim como ser mais carinhosa com ele na linguagem de afirmação, assim como encaminhar uma mensagem no meio na noite dizendo que estava pensando nele ou algum tipo de surpresa positiva.

Isso não quer dizer que depois que lemos o livro não tenhamos brigado. Brigamos sim, mas pessoas não são somente as linguagens que possuem, também possuem outros sentimentos, como orgulho, vaidade, falta de paciência ou tolerância e assim por diante. Cabe a cada um dentro do seu relacionamento analisar se vale a pena depois de uma briga baixar a trégua para serem realmente felizes.

Como disse para uma amiga recentemente, brigas acontecem, mas devem servir para unir cada vez mais o casal e não os separar. Mas tudo isso vai depender muito o quanto você acredita que a pessoa que está ao seu lado vale esse esforço!

Obs: Dan...você vale cada esforço! Te amo hoje e sempre, obrigada por você existir e em você eu me encontrei!

E vocês, já leram algum livro com essa temática? Se sim não deixem de comentar!

Excelente semana!

Beijos carinhosos,

Natália Carrieri

bottom of page